Saturday, May 10, 2008


Reserva Indígena Raposa Serra do Sol
A Reserva Indígena Raposa Serra do Sol tem cerca de 1,8 milhão de hectares e abriga cerca de 15 mil índios das etnias Macuxi, Taurepang, Wapixana e Ingarikó. Fica no extremo norte do território nacional, perto da fronteira com a Venezuela e a Guiana.A área demarcada exclui a sede do município de Uiramutã (2,7 mil hectares, ou 0,16% da área total), do 6º pelotão Especial de Fronteira, as linhas de transmissão de energia e os leitos das rodovias estaduais e federais que passam pela terra indígena. Preserva as áreas militares, para garantir a manutenção da presença do Estado, assegurando a atuação das Forças Armadas, além da Polícia Federal.O caso ganhou repercussão internacional. Organismos da ONU e da OEA cobraram do governo a liberação da área para os indígenas. Na semana passada, a Advocacia Geral da União também fez cobranças. E os índios vinham ameaçando expulsar por conta própria os não-indígenas se o governo não tomasse a iniciativa até o fim de março. Em Roraima, a Raposa Serra do Sol já está ligada à Reserva São Marcos. O Estado tem uma população indígena de 44 mil pessoas, em 32 reservas que ocupam 46% do território estadual.O Brasil tem atualmente cerca de 600 terras indígenas, que abrigam 227 povos, com um total de aproximadamente 480 mil pessoas. Essas terras representam 13% do território nacional, ou 109,6 milhões de hectares. A maior parte das áreas indígenas - 108 milhões de hectares - está na chamada Amazônia Legal, que abrange os Estados de Tocantins, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre e Amazonas. Quase 27% do território amazônico hoje é ocupado por terras indígenas.

4 comments:

Juca Filho /jucafii said...

Caro Paiva, me desculpe usar seu blog para este assunto mas vc foi a única fonte que, através da Google E.Com., consegui para saber informaçoes sobre o bimotor da AeroStar desaparecido na Bahia em 5 de maio. Tentei acompanhar pois uso muito a AeroStar sempre que vou ali para o litoral baiano, tendo inclusive voado já para barra Grande duas vezes com eles. Estranho o sumiço do assunto na midia. Fiquei sem saber o desfecho, se acharam o avião, aonde e como e em que condições se deu o acidente.
Bom, pedindo mais uma vez desculpas pela invasão, peço que, se tiver alguma indicação de maiores infos, mande o link para o meu hmail : jucafii@gmail.com

Juca Filho /jucafii said...

Opa, desculpe-me, esqueci de me apresentar, meu nome é Juca Filho, sou do Rio de Janeiro. Um abraço.

Jorge Zer0 said...

Boa tarde Paiva, buscando na Internet sobre a localização da sede da AGREPO, acabei encontrando q vc fez a marcação do local no google maps, vc por acaso teria o contato de algum responsável pela área em questão? Já me dirigi diretamente ao local, achando q poderia haver algum caseiro ou algo do genero mas me enganei.
Desde já agradeço.

Att.
Jorge Veiga.

Jorge Zer0 said...

Acabei eskecendo, meu email eh jorgeveiga0@gmail.com.